top of page
Foto do escritorAlex Maia

Os macaenses deverão votar pela tarifa zero acerca do abastecimento de água

Acontecerá no dia 28 de julho no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, de 8h às 17h, em Macaé, no interior do estado do Rio de Janeiro, a Consulta Pública para a votação realizada pela população macaense mediante ao abastecimento de água e a tarifa zero acerca do mesmo.


Sem ser cobrada desde maio deste ano, a tarifa zero da água resulta no processo de encampação estabelecido pela prefeitura, por conta dos serviços precários advindos da Nova Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos) em 40 anos de atividades.


Desde a sua suspensão nos 41 mil imóveis que são ligados a esse abastecimento, houve uma redução de 200 reais num período de 3 meses para cada um desses.


Posterior à adoção de medidas judiciais, a prefeitura do município de Macaé passou a ter acesso aos números capazes de comprovarem o custo indevido ao nível de arrecadação da Nova Cedae, visto que de acordo com a concessionária, o valor pago pela população macaense é de mais de R$50 milhões anualmente.


Segundo a Prefeitura, a insuficiência mediante ao valor cobrado pelo abastecimento da água e a ineficiência dos serviços prestados pela concessionária, foram atestadas ainda pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), sob apoio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva, a qual se pronunciou alegando o seu favorecimento à municipalização desse abastecimento. Para isso, os macaenses deverão comparecer na data abordada para votação.

4 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page