Foi instalado na Praia dos Cavaleiros, em Macaé/RJ, sob apoio e aprovação da Prefeitura Municipal da cidade, um sistema sonoro com o objetivo de alertar aos banhistas sobre os riscos no mar e, diminuir assim, a quantidade de socorros solicitados aos salva-vidas.
Emitidos somente quando o mar estiver em ressaca, agitado devido às correntezas ou quando o indivíduo ultrapassar o limite ideal permitido no mesmo, os alto-falantes foram instalados na base de vigilância dos salva-vidas, prontos para reduzir os índices de afogamentos que só tem aumentado no município.
No último verão, por exemplo, foram registrados mais de 600 afogamentos entre Macaé e Rio das Ostras, preocupando e assustando a sociedade pela quantidade expressiva e, sendo necessário, o aumento de postos com agentes para os atendimentos à população dessas cidades.
"A ideia é que esse projeto, que é pioneiro, se expanda por todo o estado do Rio de Janeiro. O comandante do CBA Marítimo, que é quem coordena toda essa parte de salvamento no mar, gostou muito da ação", frisa o tenente coronel Luiz Fernando Shinkado.
Comments