top of page
Foto do escritorAlex Maia

A proposta do EducAção Escoteira

Estará acontecendo no CIEP Municipalizado Oscar Cordeiro no próximo sábado (19), de 9h às 12h, o EducAção Escoteira, evento realizado por escotistas e escoteiros do 95°Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior, que visa por meio de atividades educativas, entretenimento e conhecimentos, integrar os estudantes dessa unidade educacional ao Movimento Escoteiro.


Já em sua 3ª edição, essa ação social acontecerá em mais de 1200 escolas com o intuito de apresentar a sociedade, o quão agregador é este Movimento que só coopera na formação na integridade do ser humano, ainda criança.


“Este evento se faz importante, por causa da integração entre escotismo e comunidade e, além disso, só reforça o caráter do escotismo como um movimento de educação, o que pouca gente tem conhecimento em relação a isso”, frisa Eduardo Matos, diretor-administrativo do 95°.


O que é o Movimento Escoteiro?


Fundado em 1907, na Inglaterra, pelo general Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, o Movimento Escoteiro que é mundial, consiste em, através do lazer e dos conhecimentos acerca do seu cenário, promover um mundo melhor por meio de crianças, adolescentes, jovens e adultos voluntários.


Totalmente agregador, já que trabalha o físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e o caráter do indivíduo, neste Movimento ainda se ensina a importância do respeito a natureza e ao próximo e a necessidade da formação de líderes nas comunidades.


Democrático, justo e solidário, são alguns dos muitos de seus objetivos singulares e, para pertencer ao mesmo, é preciso ter de 6,5 a 7 anos idade, no mínimo, começando sua trajetória pelo Ramo Lobo até completar 10 anos. Posteriormente, o adolescente segue sua caminhada na Tropa Escoteira, destinada a quem tem de 11 a 14, em seguida, passando para o Ramo Sênior, para os adolescentes de 15 aos 17 anos de idade e, finalizando no Clã Pioneiro, para os que tem de 18 a 21 anos.


Após 21 anos, o Movimento Escoteiro espera muito que o jovem que teve toda uma história permaneça, atuando como chefe-voluntário e, passando aos demais, tudo o que o mesmo aprendeu, estabelecendo o seu compromisso e

perpetuando os bons valores.


Em Macaé, o 95° está localizado na rua Dinamarca, situada no bairro Campo D’Oeste, no número 99. Já as suas tarefas acontecem aos sábados em dois turnos, sendo esses de 9h às 11h30 e de 14h30 às 17h.



FOTOS: Ricardo Abreu


6 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page